A adubação pode ser retomada normalmente após o final do período de dormência, que costuma suceder a floração. Nesta fase, o metabolismo da orquídea volta à ativa, com a emissão de novas raízes e a formação de novos brotos.

Quais nutrientes a orquídea precisa?

Os macronutrientes principais que precisam estar presentes na matéria orgânica absorvida pela raiz da orquídea são o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio.

Como manter as orquídeas sempre floridas?

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

2 tipos de adubo ORGÂNICO para orquídeas

Um excelente truque para fazer suas orquídeas florescerem novamente é dar-lhes adubo líquido a cada 15 dias. Ele deve ser muito rico em fósforo e potássio. Você deve saber porém, que durante o período de floração é necessário suspender o uso do fertilizante e diminuir a freqüência com que você molha suas orquídeas.

2 tipos de adubo ORGÂNICO para orquídeas

O que fazer para as orquídeas florescem?

Neste caso, é interessante cortar a haste por completo, de modo a impedir uma nova floração logo em seguida – o que somente debilitará ainda mais a planta. Cortar a haste por completo é uma forma de dar um período de descanso à orquídea e proporcionar uma nova e revigorada floração no ano seguinte.

O que as orquídeas mais gostam?

A orquídea é uma planta que gosta de sol, mas que deve evitar exageros. Por isso, vale deixá-la em uma janela que tenha uma boa entrada de claridade. Elas tendem a preferir o sol da manhã, e o recomendado é trabalhar com luminosidade indireta durante a tarde, quando está mais quente.

Como fazer adubo líquido para floração?

Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

Como Adubar orquídeas para florir?

O processo é simples: compre o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18 que você encontrar na loja especializada ou na floricultura. Dilua o pó na seguinte proporção: 1 colher de sopa para 1 litro de água. Uma vez por mês, regue a sua orquídea com essa água cheia de nutrientes!

É necessário regar as orquídeas antes de adubar?

Rega na adubação Após a adubação no solo ou substrato, é importante regar a planta para que o fertilizante inicie a sua reação e liberação dos nutrientes para a absorção das raízes das orquídeas.

Quantas vezes se rega uma orquídea?

As orquídeas no clima brasileiro geralmente precisam ser regadas uma vez a cada dois dias ou uma vez por semana. Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar!

Pode colocar casca de ovo na orquídea?

Você deve utilizar 1 colher de café da farinha de casca de ovo em vasos pequenos, até 3 colheres de café em vasos grandes e 1 colher de sopa caso você esteja plantando em um canteiro. O ideal é não ultrapassar 50 gramas de farinha de casca de ovo para orquídeas por cada metro linear de solo.

O que é bom passar nas folhas das orquídeas?

Utilize uma colher de leite de magnésia e dilua em um litro de água. Depois, borrife nas folhas com uma frequência de mais ou menos duas vezes por semana, especialmente se a mancha estiver muito feia.

Qual o melhor lugar para deixar as orquídeas?

Orquídeas gostam de luz natural e ventilação… “A orquídea deve ficar junto de uma janela, de preferência onde ela pegue o sol da manhã ou da tarde”, ensina Lúcia. Se o sol que bater na janela em que você estiver pensando for o sol do meio-dia, escolha outro lugar, pois ele é muito forte e pode queimar as flores.

Onde a orquídea gosta de ficar?

Em seu ambiente natural, dentro da mata, as orquídeas costumam ficar apoiadas nas árvores, debaixo de folhas e galhos para garantir menos luminosidade. Elas também crescem em locais mais úmidos e retiram a água que precisam da umidade do ar.

Em que época as orquídeas florescem?

Orquídeas florescem o ano inteiro e podem ser cultivadas em ambientes internos, trazendo cor e um toque de delicadeza ao décor.

Como fazer haste de orquídea brotar?

A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.


Tudo sobre turismo e aventura