Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

Como divulgar Setembro Amarelo?

No site oficial da campanha são disponibilizadas as diretrizes para participar e divulgar o Setembro Amarelo, bem como materiais para trabalhar junto ao público-alvo, no caso das empresas, os seus colaboradores. O apoiador pode realizar as suas próprias ações com base nas diretrizes previstas para a campanha.

Como surgiu o Setembro Amarelo? Dra. Priscila Gontijo Corrêa

Decore o ambiente com a cor do Setembro Amarelo Para isso, o RH pode espalhar balões amarelos, faixas, distribuir materiais informativos e mostrar a ação nas redes sociais, incentivando a equipe a realizar postagens e compartilhar mais sobre o assunto.

Como surgiu o Setembro Amarelo? Dra. Priscila Gontijo Corrêa

Qual é o objetivo da campanha Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha criada no Brasil, pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.

Porque falar é a melhor solução?

A sociedade em geral precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio, como o próprio CVV. Falar também é a melhor solução quando enxergamos pelos olhos de quem pensa em suicídio.

Como fazer uma campanha de prevenção ao suicídio?

Isso pode ser alcançado através da capacitação de profissionais de saúde e outros atores relevantes, mensagens positivas e informativas voltadas para a população em geral e grupos de risco, como jovens, e facilitando a discussão aberta sobre saúde mental em casa, na escola, no local de trabalho , etc.

Qual é a importância da valorização da vida?

A importância de valorizar a vida está em pequenos atos, como estar atento, e de braços abertos, às pessoas mais próximas. Prestar atenção é a chave.

Como prevenir o suicídio entre os jovens redacao?

Nesse sentido, podemos notar que todos nós devemos ser responsáveis em poder e em dever ajudar e orientar alguém que está pensando em suicídio e, especialmente no caso dos adolescentes, as escolas devem estar muito atentas ao bullying, ao cyberbullying e ao que se passa com seus alunos, mantendo uma relação de parceria ...

Qual é o objetivo da campanha?

Tem como meta divulgar uma marca ou mesmo o seu produto ou serviço, sendo que o seu diferencial está no fato de acontecer justamente quando um determinado tema está em alta, aproveitando a oportunidade. Um exemplo é fazer essa campanha durante as Olimpíadas, usando o tema para promover vendas.

Porque falar é importante?

Falar a respeito das suas tensões e ansiedades pode ajudá-lo a seguir em frente, resolvendo problemas de forma mais eficiente e saudável. Ao explicar a situação em voz alta, conseguirá esclarecer os seus sentimentos em sua mente, podendo enxergar tudo sob uma nova perspectiva.

Como falar sobre a valorização da vida?

Antes de tudo, se você está precisando de ajuda: acesse o site do CVV – Centro de Valorização da Vida: realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

Como é o trabalho do CVV?

COMO FUNCIONA O CVV O CVV conta com voluntários dispostos a conversar e ajudar, 24h por dia. Não é preciso se identificar, nem passar nenhuma informação ou contato seu, é totalmente sigiloso.

Por que é necessário saber ouvir?

Saber ouvir é importante para fortalecer conexões e ainda melhorar a relação com quem nos cerca, além de ser uma grande oportunidade de crescimento pessoal.

Porque desabafar faz bem?

É o pensamento que gera o sentimento, e então gera a emoção, seja boa ou ruim, e que gera ou influencia as atitudes e decisões que tomamos. Portanto, quando você decide desabafar, isso influencia a sua mente e te traz benefícios positivos. O desabafo traz tranquilidade porque ele modifica as ondas cerebrais.

Por que é bom desabafar?

Desabafar é aliviar-se, abrindo o coração para alguém. As tensões fazem parte da vida e, portanto, devem ser aliviadas. Quando desabafamos, estamos invariavelmente buscando o equilíbrio físico e mental, tratando de alinhar as tensões. ... Sempre será uma forma de manter a saúde mental e emocional.

Como escolher o objetivo da campanha?

É importante saber o que deseja atingir para escolher o objetivo correto. Seu objetivo de publicidade é o que você quer que as pessoas façam quando virem os seus anúncios. Por exemplo, se você deseja mostrar o seu site para as pessoas interessadas na sua empresa, poderá criar anúncios que as incentivem a visitá-lo.

Qual a importância da valorização da vida Qual a importância de acolher?

Praticar a escuta ativa e ficar alerta pode ajudar quem mais precisa de cuidados com a saúde mental. Viver em comunidade significa que as pessoas podem apoiar umas às outras. Ouvir uns aos outros pode ser uma atitude para acolher alguém próximo seja na família, no trabalho ou na comunidade.


Tudo sobre turismo e aventura