A forma correta de escrita é pode-se de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com hífen. Pode-se é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo poder – neste caso, no presente do indicativo.

Pode-se fazer ou podem se fazer Qual o correto?

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Como se escreve pode se?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem.

Pode se tornar ou Tornar-se?

As duas formas estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo tornar. São pronunciadas de forma diferente e devem ser usadas em situações diferentes.

Vamos escrever e falar corretamente?

A frase pode perecer estranha, mas não está errada. Trata-se de uma ênclise do verbo auxiliar (=pode-se tornar). Essa colocação do pronome átono após o verbo auxiliar é raríssima no português do Brasil. A maioria dos brasileiros diria “Corinthians pode se tornar...” (sem hífen = próclise do verbo principal).

Vamos escrever e falar corretamente?

O que é o correto Não se deve ou não deve se?

Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo dever mas empregues em diferentes modos. ... A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo.

O que atrai a partícula se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.

Que os tornam ou torna?

Tornam vem do verbo tornar. O mesmo que: regressam, devolvem, reconduzem, voltam, respondem, apelam, alteram, modificam, retornam.

Como se escreve tornamo nos?

A forma correta de escrita é tornamo-nos de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, existe omissão da letra “s” final na desinência -mos. Tornamo-nos = [nós] tornamos + nos (clítico), ou seja, estamos perante a terminação da primeira pessoa do plural -mos, seguida do clítico nos.

Pode-se esperar ou pode-se esperar?

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar?

Pode-se citar?

Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)

Pode-se existe?

Ambas as expressões existem e estão corretas em Língua Portuguesa, podendo ser usadas sem prejuízo de sentido, entretanto, há regras bastante específicas no que diz respeito à posição do pronome oblíquo se, presente nas duas versões.

Qual é a diferença entre se é ser?

A diferença de "sê e seja". «Sê» é a forma do verbo "ser" conjugado no modo imperativo afirmativo na segunda pessoa do singular, «sê tu». ... Exemplo: senhor, por favor, seja mais compreensivo; não seja mais teimoso (modo imperativo).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quando se usa se?

Forma verbal da segunda pessoa do singular (tu) no imperativo afirmativo do verbo SER. Exemplo de uso da palavra Sê: Sê feliz, sê honesto, sê bom filho, sê bom cidadão, sê servo útil para o Senhor Jesus!

Qual o significado de se tornar?

verbo pronominal, transitivo direto predicativo e bitransitivo Alterar, modificar ou passar a possuir uma nova condição, estado: ele se tornou médico; a mãe tornou a filha escritora. Retornar ao local de onde se estava; regressar: ele tornou a chegar; os tripulantes tornaram-se para o avião.

São palavras atrativas para o caso de próclise?

Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. Usa-se a próclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. São elas: Palavras de sentido negativo: Você nem se preocupou com meus problemas!

Porque atrai o pronome se?

“Li em um livro que a conjunção subordinativa 'se' atrai o pronome, por questões de eufonia. ... Se modificarmos a frase para introduzir nela uma conjunção subordinativa, veremos que o pronome “se” muda de lugar em relação ao verbo: “Como se sabe que o Rio de Janeiro é um lugar muito bonito, decidimos passar as férias lá”.


Tudo sobre turismo e aventura