O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano. As primeiras influências surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam em cabarés ficaram desempregados e começaram a fazer seus shows nas ruas.

O que é Dança de Rua exemplos?

A Dança de Rua, ou Street Dance é um estilo de dança caracterizado por possuir movimentações detalhadas, acompanhadas por expressões faciais, caracterizada por: Fortes; Sincronizados e harmoniosos; ... As músicas, independente do estilo, têm a batida forte como principal característica.

O que é dança de rua e como surgiu?

A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), dançadas nos guetos, festas e bailes dos grandes centros urbanos, envolvendo elementos de música, dança e arte.

Quais os tipos de dança de rua?

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

DANÇAS URBANAS - Streete Dance - O que são?

O locking foi criado nos Estados Unidos em 1969, mas o termo "street dance" (do inglês, "dança de rua") surgiu por lá anos antes.

DANÇAS URBANAS - Streete Dance - O que são?

Quais as características de uma dança de rua?

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.

São as principais danças de rua?

Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

Quando chegou a Dança de Rua no Brasil?

A modalidade Dança de Rua surgiu, no Brasil, no Festival de Dança de Joinville em meados dos anos 90, permanecendo até hoje no cenário artístico.

Como a Dança de Rua chegou ao Brasil?

Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança por meio do Funk. ... Em janeiro de 1991 foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982.

Como se originou as danças Urbanas *?

As origens das danças urbanas são diversas. Uma delas ocorreu nos Estados Unidos, no século 20. Era uma manifestação dos artistas de rua, que estavam desempregados. ... Portanto, este estilo se popularizou em toda os Estados Unidos, entre as décadas de 30 e 60, época em que ganhou o termo de Street Dance, em Los Angeles.

Como é a dança de rua hoje?

Um Ritmo,onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais. Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje encontra-se um maior espaço para as mulheres.

Qual é o objetivo da dança de rua?

Estas surgem com o objetivo de possibilitar uma forma pacífica de resolução de conflitos de grupos (gangs) internos ao movimento Hip Hop, por meio da dança.

Quem trouxe o street dance para o Brasil?

De acordo com Alves (2004), os responsáveis pela "importação" do Street Dance ao Brasil trouxeram-no dos EUA, lá aprendiam a dançar em pistas de grandes casas noturnas, nos bairros de maior concentração de brasileiros. Nelson Triunfo, entre 70 e 80, leva a dança, do meio mais abastado, ao resto do país.

Qual é a primeira dança urbana no Brasil?

Locking é uma dança clássica catalogada como a primeira dança urbana, caracterizada por movimentação rápida dos braços em música funk, assim como movimentos de “travar” os joelhos, produzindo a impressão de uma ruptura, congelando em certas posições e depois continuando rápido como antes.

Quando a dança de rua se fortaleceu no Brasil?

Os registros históricos revelam que haveria sido em torno de 1991 quando a dança de rua se fortaleceu no Brasil, mais especificamente, na cidade de Santos, através do coreógrafo Marcelo Cirino, o qual iniciou um processo de “abrasileirisimo” da dança de rua, em especial o Breaking – modalidade pertencente às street ...

Qual é a diferença marcante entre a dança de rua e a dança contemporânea?

A aproximação entre estes dois universos e as respectivas contaminações entre ambos têm se mostrado como um traço marcante na produção da dança atual, seja pela capacidade do Hip Hop em introduzir pessoas na dança profissional, ou pela constante absorvição pela D.

Quais os benefícios da dança de rua?

Em complexidades e níveis específicos, os movimentos da dança tonificam a musculatura corporal, trabalham a flexibilidade das articulações, promovem a queima de calorias e beneficiam a circulação sanguínea.

Quais são as vantagens para a saúde em praticar a da dança de rua?

Os principais são: desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, social e afetivo; estimula o trabalho das funções psicomotoras; desenvolve as sensibilidades musicais e rítmicas; previne deficiências físicas e posturais; facilita muito o convívio em grupo; desenvolve a criatividade e proporciona a aquisição de um ...

O que a dança urbana desenvolve?

Desenvolve a consciência corporal com ênfase na criatividade em composições de dança para variados ritmos, trabalhando a improvisação, a musicalidade, a imaginação, a percepção espacial e o jogo com o grupo através de técnicas que desafiam o corpo. ...


Tudo sobre turismo e aventura