A calibração de instrumentos é realizada com o auxílio de ferramentas específicas, que variam de acordo com o instrumento de medição e em que local o procedimento será realizado. Caso o equipamento apresente valores fora do que foi previamente estabelecido, ele deve ser recalibrado.

Como fazer uma calibração?

A vidraria é aferida de forma bastante simples. O procedimento de calibração envolve e determinação da massa de água contida na vidraria ou descarregada por ela. Observa-se a temperatura da água e, a partir da sua densidade na temperatura medida, calcula-se o seu volume.

O que é o processo de calibração?

Antes de enviar um instrumento para a calibração , é necessário o levantamento de algumas informações importantes como faixa de uso instrumento, faixa de medição, resolução, especificações do fabricante, critérios de erro, etc. Essas informações irão contribuir para a análise do certificado ao final da calibração.

Calibração de instrumentos de medição

A Calibração de Instrumentos é um processo que visa verificar se a medida obtida por um instrumento é compatível com o esperado e se ele está adequado ao uso, para evitar desvios nos processos de análise e reduzir custos.

Calibração de instrumentos de medição

O que é e para que serve calibração?

Conceito de calibração Em outras palavras, a calibração é um procedimento para analisar determinado equipamento de medição e verificar se ele está oferecendo informações confiáveis, dentro da margem de erro aceitável para aquilo que está sendo medido.

O que é calibração e quais suas vantagens?

De uma forma simplificada a calibração é uma comparação entre os valores de um instrumento de medição, uma medida materializada ou material de referência e os valores estabelecidos por padrões sob condições específicas, tais como: temperatura ambiental, ausência de poeira e vibrações, tensão de alimentação, etc.

Quem pode fazer calibração?

Quem pode fazer e quais as exigências para calibração de instrumentos? Os laboratórios de calibração de instrumentos devem ser aprovados e acreditados pela Rede Brasileira de Calibração, a RBC/INMETRO. Os técnicos devem ter profundos conhecimentos de metrologia para proceder as etapas de calibração.

O que é necessário ter em um certificado de calibração?

A NBR ISO/IEC 17025 determina quais são os conteúdos necessários dos certificados de calibração: Título “Certificado de Calibração” por exemplo. Nome e endereço do laboratório e o local onde as calibrações foram realizadas, se diferente do endereço do laboratório. Identificação única do Certificado de Calibração.

O que é calibração de vidrarias *?

É uma técnica que pode ser feita no próprio laboratório utilizando calibradores, ou por um laboratório especializado, que aplica o processo de comparação com padrões , seja nas vidrarias, balanças ou termômetros. ... No caso da vidraria, a situação é mais complexa.

Quais vidrarias precisam ser calibradas?

Recomenda-se que calibração de vidrarias volumétricas e graduadas, como balões volumétricos, pipetas, buretas, provetas, entre outros, devam ser realizadas anualmente, ou até em período menores, dependendo da frequência de utilização.

Porque é necessário fazer uma calibração de vidraria?

A finalidade da calibração de vidrarias de laboratório é saber se os resultados obtidos com os testes feitos nas vidrarias são compatíveis com o que se espera, a fim de corrigir qualquer tipo de erro. Dessa forma será possível reduzir custos com desperdícios e retrabalhos.

Como definir tolerância de calibração?

Em acordo com o requisito de processo/produto (Tolerância). Uma razão da tolerância pode ser definida como erro máximo permissível para a calibração do equipamento. Geralmente é utilizado a relação de 1/3, mas relação de 1/4, 1/5, 1/10 ou maiores também podem ser utilizadas.

Como definir os pontos de calibração?

Um ponto de calibração é a informação utilizada pelo laboratório para calibrar o instrumento. São valores de medição na qual o cliente irá utilizar o seu instrumento. O ponto de calibração pode ser definido pelo cliente de acordo com o escopo do laboratório.

Quem pode assinar laudo de calibração?

No Brasil, somente laboratórios credenciados e acreditados pelo Inmetro, participantes da Rede Brasileira de Calibração (RBC) podem emitir um certificado de calibração.

Qual a diferença de calibração e aferição?

A calibração é um conjunto que apresenta os valores específicos indicados pelo próprio aparelho; Aferição é um equipamento responsável por comparar pesos e medidas, e geralmente é utilizado após a calibração do equipamento.

Onde calibrar equipamentos?

A Qualitec é uma empresa que presta serviços de alta qualidade e especialista em calibração de equipamentos para medição, garantindo soluções completas para seus clientes e um certificado de calibração numerado, no qual constam os dados do cliente e do objeto calibrado, o procedimento adotado para a calibração, a lista ...

Quais as etapas a serem obedecidas para se efetuar a calibração do equipamento?

Identificação: Os equipamentos devem ser identificados, para possibilitar a rastreabilidade. Esta identificação pode ser por TAG, número de patrimônio, cor, etc; Faixa de Utilização: Deve ser identificada a faixa de utilização do equipamento, para que a calibração seja realizada dentro desta faixa.

Quais são os procedimentos de determinação do resultado de medição?

Para estimar corretamente o resultado de medição, é necessário avaliar todas as possíveis fontes de incerteza do processo de medição, quantificar suas influências sobre o resultado e combiná-las. Há situações em que é possível estimar a incerteza do processo de medição como se apenas uma fonte de incerteza existisse.

Qual a vantagem da calibração?

As principais vantagens da calibração são: Redução da variação dos resultados obtidos; Prevenção de eventuais defeitos; Aumento da segurança para os funcionários da empresa; Aumento da compatibilidade com medições realizadas por outras empresas.

Qual a importância da calibração?

Calibração é um dos processos mais importantes na cadeia industrial, por meio da calibração é possível identificar se um instrumento encontra-se apresentando valores aceitáveis para não interferir na qualidade ou resultado final do produto.


Tudo sobre turismo e aventura