O peixe de água doce chamado Traíra é conhecido popularmente como Lobó e Tararira. Hoplias malabaricus. Sua espécie é distribuída em todo território nacional. A Traíra habita águas paradas de lagos, represas, brejos, remansos e rios, tendo preferência por barrancos com vegetação, onde espreitam e emboscam suas presas.

Como surgiu o peixe traíra?

A traíra e o trairão são espécies tipicamente brasileiras, sendo o trairão originário da região norte. Suportam águas com baixos teores de oxigênio dissolvido e atingem a maturidade sexual por volta do segundo ano de vida. Reproduzem-se naturalmente nos viveiros, não havendo diferença sexual entre o macho e fêmea.

Porque se chama traíra?

Traíra é uma palavra de origem do idioma indígena Tupi, de tareýra, que por sinal significa “que arranca a pele“. Seu nome científico é Hoplias spp, e é pertencente à família Erytrinidae.

É verdade que a traíra tem verme?

Tem o corpo quase cilíndrico, desprovido de nadadeira adiposa e com a caudal arredondada. Na coloração, varia do pardo-escuro ao preto. O macho pode chegar a meio metro de comprimento e 2,2kg de peso; a fêmea, a sessenta centímetros e quatro quilos.

5 coisas que você PRECISA SABER sobre a TRAÍRA - Minha Fauna

As traíras são carnívoras e é comum adquirirem esses vermes quando comem outros peixes ou moluscos, principalmente crustáceos e anelídeos aquáticos (minhocas). ... Se os vermes não forem muito pequenos, basta retirá-los, assim como o pedaço da carne que o envolve, e consumir o peixe normalmente.

5 coisas que você PRECISA SABER sobre a TRAÍRA - Minha Fauna

Faz mal comer traíra com verme?

Embora seja possível, a infecção dificilmente ocorre pela ingestão de água ou de carne mal cozida, contendo larvas do verme. É necessário que haja outros elementos envolvidos no processo, tais como baixa imunidade do consumidor e quantidade de larvas ingeridas, entre outros.

Como é a reprodução da traíra?

A traíra se reproduz durante todo o ano. As fêmeas têm fecundidade relativamente baixa, que varia conforme o tamanho do peixe. Os ovócitos maduros são grandes (média = 1,5 mm). Ovos fecundados foram encontrados em posturas nas margens dos lagos de várzea.

Qual é a idade média de uma traíra?

É uma espécie que tem respiração acessória, utilizando-se do oxigênio dissolvido na água, mas principalmente do ar e, por isso, tem que subir frequentemente à superfície d´água. Pode viver mais de 18 anos.

Quais os tipos de traíra?

As traíras vivem em rios e lagos da América Central e da América do Sul. No Brasil, há sete espécies nomeadas e pelos menos outras cinco já descobertas, aguardando um nome científico.

Quais os benefícios da traíra para a saúde?

Onde é encontrada: Em todas as bacias hidrográficas do Brasil é fácil encontrar a Traíra. É rica em: Cálcio e fósforo são os principais nutrientes. Benefícios: ajuda a evitar a osteoporose, fortalece os ossos. Calorias: uma porção de 100 gramas pode conter 84 calorias.

Qual o maior trairão já pescado?

Robison Brito fisgou uma traíra de 63 cm e 4.260 kg, no alagado do Salto Segredo, na cidade de Mangueirinha, no Paraná, utilizando uma spinner bait. O feito ocorreu em março, durante uma típica pescaria ao lado de amigos onde ele acabou ganhando o recorde na categoria All-Tackle ("força livre"), de maior peso.

O que significa chamar uma pessoa de traíra?

Significado de Traíra substantivo masculino e feminino [Popular] Pessoa que trai, que engana; traidor, enganador: trabalho com um traíra que ainda vai me causar problemas!

Qual alimento preferido da traíra?

A Traíra é um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, rãs e insetos. Espera a presa imóvel, junto ao fundo de lama ou em locas de pedras, desferindo um bote rápido e fatal. Na época da reprodução, as traíras se reúne em casais e preparam o lugar da desova. A Traíra é um peixe de escamas.

Quanto tempo leva para traíra desovar?

A época ou período dos acasalamentos vai de setembro até abril ou maio do ano seguinte. Os ninhos são escavados na terra do fundo da água em que eles vivem, são rasos e com um diâmetro de aproximadamente o comprimento desses animais.

Quanto tempo demora para traíra atingir 1 kg?

Entre a Fase de Recria e Engorda, que pode durar de 4 a 8 meses, dependendo da partida do tamanho do alevino ou juvenil e o clima, ) as tilápias são abatidas com o peso entre 700g a 1kg, obtendo-se um ganho médio diário de peso de 4 a 5g.

Qual é a época da piracema da traíra?

O Brasil Rural desta sexta-feira responde a uma dúvida do ouvinte sobre a piracema, o período da reprodução dos peixes em que a pesca é proibida. Na maior parte do Brasil, o período de defeso começa a partir do dia 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro do ano seguinte.

Como saber se o peixe está com verme?

Sintomas mais comuns de parasitas em peixes Os sintomas podem variar de feridas, vermelhidão e pontos brancos pelo corpo (como é o caso do íctio), a natação agitada e coceira (quando o peixe se esfrega nas pedras. Esse sintoma também é comumente observado nos casos de íctio).

O que acontece se comer peixe com verme?

Uma verminose que pode ser transmitida ao se comer esse tipo de carne crua é a difilobotríase, que é uma infecção causada pelo parasita conhecido popularmente como "tênia dos peixes" (Diphyllobothrium latum). O verme pode atingir até 10 m de comprimento no intestino delgado do homem.

Qual o peixe que tá causando a doença da urina preta?

De forma geral, a origem da doença tem relação com uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes — como tambaqui, badejo, arabaiana — ou crustáceos — como lagostas e camarões —, quando estão contaminados.

Pode comer peixe traíra?

A traíra é de longe um dos peixes mais conhecidos no Brasil, por ser fácil de encontrar além de ser uma delícia quando frita. Outros de seus nomes são Lobó ou Tararica, varia da região do país.

Pode comer peixe com parasita?

O consumo desses peixes traz riscos para a saúde?” Existem certos vermes que parasitam peixes ou têm neles seus hospedeiros, que podem trazer riscos à saúde humana, às vezes até bem sérios, se os peixes forem consumidos crus ou mal cozidos.


Tudo sobre turismo e aventura