Os jogos para alunos com altas habilidades, por exemplo, desafiam, entretêm e ajudam a desenvolver o potencial dessas crianças. Jogos didáticos, artesanais e de montar são exemplos. Já o tipo psicomotor precisa de jogos de movimento, enquanto os do tipo talento especial precisam de atividades ligadas às artes.

O que é um aluno com altas habilidades?

Enriquecer os conhecimentos do superdotado não significa separar inúmeras tarefas para ocupar o tempo desse aluno, trata-se do planejamento de atividades que estimulem e desafiem constantemente o educando em diversas áreas, de diferentes formas nas diferentes etapas do desenvolvimento e da educação.

ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO - Psicóloga Christiannne Storrer de Oliveira

A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ...

ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO - Psicóloga Christiannne Storrer de Oliveira

O que é uma pessoa com altas habilidades?

O que podemos dizer, de forma resumida, é a seguinte classificação: inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.

Quem tem altas habilidades?

Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades. Em geral, as crianças com habilidades acima da média manifestam as diferenças ainda na idade pré-escolar.

Como a escola pode favorecer o processo de inclusão de alunos com altas habilidades?

Para que o aluno com altas habilidades desenvolva sua habilidade o professor da sala regular deve primeiramente identificar quais as áreas específicas do aluno para promover o crescimento de acordo com o ritmo, os interesses e as necessidades do mesmo; manter uma postura facilitadora no processo de aprendizagem; ...

Como deve ser feito o atendimento educacional especializado?

O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de ...

Como comprovar altas habilidades?

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

Como deve se caracterizar o atendimento especializado?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial regulamentado por lei. Ele é responsável pelo planejamento e pela execução de recursos pedagógicos e de acessibilidade capazes de eliminar obstáculos para a participação efetiva de alunos, considerando suas necessidades específicas.

Quais as principais atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado?

O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.

Como a escola pode contribuir para construir ambientes que favorecem o desenvolvimento das AH S?

Incentive a participação de todos A interação do aluno com a escola não depende apenas dos professores. O gestor precisa mostrar para os outros funcionários que todos ali são responsáveis por construir um lugar saudável. Todos precisam investir esforços para melhorar a interatividade do aluno com o local.

Qual o papel da educação especial no que se refere ao aluno com altas habilidades superdotação?

A educação Especial deve agir pedagogicamente para garantir respostas educacionais de qualidade às necessidades dos alunos com necessidades educacionais especiais, dentre eles ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação, através de serviços, recursos e metodologias em todas as etapas ou modalidades da Educação Básica.

Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos?

O professor como mediador do processo de aprendizagem e inclusão em sala deve estar atento e ser o maior incentivador da atividade lúdica, respeitando o tempo do seu aluno, sobretudo a criança com deficiência intelectual e/ou múltipla, fazendo cumprir importantes orientações norteadoras do nosso ensino.

Qual é o QI de uma pessoa superdotada?

O superdotado resolve questões matemáticas com maior facilidade. Uma pessoa superdotada é aquela que apresenta capacidade mental acima da média de inteligência, ou seja, com QI (Quociente de Inteligência) acima de 127, segundo Davis Wechsler.

Como saber se um adulto e super dotado?

A principal característica que define as pessoas com superdotação é o seu coeficiente intelectual. Neste caso, se trata das pessoas com um QI superior a 130, desvio padrão 15. Contudo, devemos ter em conta outras características que as pessoas com altas habilidades/superdotação apresentam: Altas capacidades.

Quem tem altas habilidades é autista?

É quando a pessoa tem desempenho elevado em alguma área — das artes, da psicomotricidade, assuntos acadêmicos, criatividade, liderança etc. Quando você tem o autismo leve, tem também algumas limitações, mas tem QI bem acima do normal, você será um autista com altas habilidades.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Qual é a função do professor que trabalha no AEE?

Segundo Maria Teresa Mantoan, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) da Universidade de Campinas (Unicamp), o professor de AEE é um professor investigador, que estuda casos referentes à educação especial para ver quais são as barreiras que colocam o aluno em uma situação de ...

Quem atua no atendimento educacional especializado AEE?

A quem se destina o AEE? Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades / superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado.


Tudo sobre turismo e aventura