Ao professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.

Quais as atividades que são sugeridas para estimular o desenvolvimento psicomotor em pessoas com deficiência intelectual?

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

O brincar estimula a curiosidade, a iniciativa e a auto-confiança. Também proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Os jogos e brincadeiras são estimuladores da cognição, afeição, motivação e criatividade.

Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

Como deve ser uma prova adaptada?

Essas provas são sempre discursivas e devem procurar seguir a diretriz das provas regulares, omitindo-se, quando necessário, alguma seção que não seja coerente, naquele momento, para a avaliação do aluno.

Como trabalhar atividades lúdicas na inclusão de alunos?

O professor como mediador do processo de aprendizagem e inclusão em sala deve estar atento e ser o maior incentivador da atividade lúdica, respeitando o tempo do seu aluno, sobretudo a criança com deficiência intelectual e/ou múltipla, fazendo cumprir importantes orientações norteadoras do nosso ensino.

Quais são as atividades adaptadas?

A atividade física adaptada, de maneira geral, abrange uma série de conteúdos relacionados ao desenvolvimento motor e psicomotor de pessoas com necessidades especiais. Por isso, é importante a introdução da atividade física na vida do ser humano, desde a sua infância até chegar à fase adulta.

O que são atividades adaptadas?

A atividade motora adaptada é um dos meios que proporciona ao aluno com necessidades especiais condições de aumentar o repertório de movimentos.

O que é uma atividade escolar adaptada?

Cabe dizer que o processo de adaptação de atividades tem como objetivo fazer com que o conteúdo fique o mais acessível possível, a principal forma de fazer isso é favorecer o processo de formação da imagem mental do conteúdo para os alunos.

O que é adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

As adaptações curriculares, de acordo com os estudos na área, constituem‐se como oportunidades educacionais que proporcionam aos alunos com deficiência o acesso ao currículo e a aprendizagem dos conteúdos escolares (ROSSETO, 2005; OLIVEIRA, 2008; LOPES, 2010).

Quais os principais objetivos das adaptações curriculares de acordo com o MEC?

Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

O que é prova adaptada?

O que o Adapta Provas faz é reorganizar os mesmos. Ou seja...o aluno irá responder de acordo com o currículo nacional do ano indicado pelo profissional que submete a prova e das suas funcionalidades.

O que é uma avaliação adaptada?

A avaliação adaptada, prova aplicada aos alunos com deficiência da rede municipal de ensino durante no SAEM (Sistema de Avaliação da Educação Municipal), foi apresentado à consultora do Ministério da Educação (MEC), Marcella Di Santo, nesta quinta-feira (13) durante reunião técnica com os cinco polos do Estado que ...

Como trabalhar com alunos com deficiência visual?

Utilize materiais com diferentes texturas na elaboração de material didático e estimule todos os sentidos do seu aluno cego, através de diferentes atividades. Indique as distâncias dos objetos e coisas em metros, quando houver necessidade. Pode dizer, por exemplo: “A estante está há uns 2 metros à sua frente.

Quais as adaptações e recursos você observa na sala de aula para o aluno cego?

Observar se os ambientes em sala de aula, escadas, entradas e corredores estão iluminados e se a luz é bem distribuída. Posicionar o aluno de forma que a claridade não incida diretamente sobre os seus olhos, cause brilho ou gere sombras que atrapalhem sua leitura e escrita.

Como é a adaptação dos jogos para deficientes visuais?

Paraquedismo – deficientes visuais podem experimentar saltos duplos, ou seja, acompanhados de um instrutor; Surfe – pranchas adaptadas costumam ser longboards com extremidades macias e quilhas emborrachadas para evitar contusões e possuem guizos nas pontas e pontos com relevo para garantir a orientação sonora e tátil.

O que caracteriza uma pessoa com deficiência intelectual?

Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.

Como estimular crianças com deficiência intelectual?

Quebra-cabeça, jogo da memória, jogos de imitações de sons e movimentos são excelentes opções. A família também pode estimular a mente de crianças com deficiência intelectual com a prática desses jogos em casa.


Tudo sobre turismo e aventura