Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento? Doenças cardiovasculares podem reduzir o fluxo de sangue para órgãos de metabolismo e excreção, aumentando o tempo de meia vida do fármaco e gerando Css maiores.

Quanto aos fatores que interferem na farmacocinética e na ação dos fármacos?

A velocidade com que os medicamentos entram no organismo e dele saem varia amplamente entre diferentes pessoas. Muitos fatores podem afetar a absorção, a distribuição, o metabolismo, a excreção e o efeito final de determinada droga.

Quais os fatores ligados ao paciente que podem afetar a cinética de um fármaco?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Quais condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento?

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

farmacologia#01: FARMACOCINÉTICA - Fatores que interferem no movimento de fármacos.

Isso porque fatores como gênero, idade, peso, uso de álcool e/ou tabaco, além de condições patológicas, como problemas hepáticos, cardíacos, anemias, entre outros, interferem no resultado final.

farmacologia#01: FARMACOCINÉTICA - Fatores que interferem no movimento de fármacos.

Quais são os 4 processos da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Quais os parâmetros que influenciam a farmacocinética?

Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) ...

Quais são os fatores que podem interferir em cada passo da Admê?

Alguns fatores podem afetar a distribuição, como as taxas de fluxo sanguíneo regionais, o tamanho molecular, polaridade, ligação à proteínas séricas formando complexos. A distribuição é especialmente problemática quando é preciso ultrapassar uma barreira natural, como a hematoencefálica.

O que é absorção cite 1 exemplo que pode afetar a absorção de fármacos?

A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.

Quais os fatores que influenciam na dosagem?

De qualquer forma, a Anvisa garante que é feita uma "avaliação daquilo que chamamos de fatores intrínsecos (tais como peso, altura, idade e sexo) na dosagem dos medicamentos que é avaliada [durante o desenvolvimento do remédio] por meio de estudos chamados farmacocinéticos".

Quais são os fatores que interferem na absorção percutânea?

Existem dois fatores que são preponderantes na absorção cutânea: o estado da pele e a idade do indivíduo. Se existe uma alteração devido a alguma patologia (por ex. dermatose), as propriedades da camada córnea são alteradas e a penetração das substâncias pode ser aumentada ou diminuída.

O que é o processo de absorção de um fármaco?

A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorç...

O que é absorção de um fármaco?

A absorção de fármacos é definida como a passagem de substâncias ativas encontradas em medicamentos para a corrente sanguínea. É um processo que depende das propriedades, da formulação e da via de administração do medicamento.

O que é farmacocinética de um medicamento?

A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.

Como as patologias hepáticas e renais interferem nos processos farmacocinéticos de uma droga Qual a importância dessa interferência para o paciente?

Doenças hepáticas podem modificar a cinética das drogas biotransformadas no fígado pela redução das proteínas plasmáticas e alteração da ligação à droga e/ou diminuição do fluxo sangüíneo hepático, retardando, assim, o metabolismo dos fármacos (RODIGHIERO, 1999; NEIDLE et al., 2000).

Onde é feita a absorção dos medicamentos?

Os medicamentos são absorvidos principalmente no intestino, mas cada um age de um jeito. A passagem pelo estômago é apenas o primeiro passo do processo de absorção de um remédio pelo nosso organismo.

Por que o pH afeta a absorção dos fármacos?

O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. Em preparações orais líquidas, o pH inadequado pode provocar perdas de teor e da atividade terapêutica.

O que significa ADME em Farmacologia?

O termo ADME é formado pelos processos de Absorção, Distribuição, Metabolização e Excreção. O conjunto da metabolização e excreção é conhecido como Eliminação. A farmacocinética consiste na evolução temporal desses processos.

O que significa a sigla ADME?

A fase farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME), ou seja, "o que o organismo faz com o fármaco".

Quais as consequências da indução enzimática?

A indução enzimática: Aumenta a depuração hepática da droga; Diminui a meia-vida sérica da droga; Diminui as concentrações séricas da droga livre e total; Diminui os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos.

Quais são os princípios de farmacocinética?

Processos farmacocinéticos fundamentais O movimento das drogas no organismo envolve quatro processos fundamentais: absorção, distribui- ção, metabolização e excreção.

O que é farmacocinética e suas etapas?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.

Qual a relação entre t1 2 VD e CL?

A clearance total de um fármaco é igual à soma das clearances efectuadas por cada órgão envolvido na eliminação (fígado, rim, entre outros). Conhecendo o tempo de meia vida e o volume de distribuição a clearance pode ser determinada da seguinte forma: CL = 0,693 x Vd / t1/2.

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).


Tudo sobre turismo e aventura