Um dos instrumentos utilizados para avaliar a flexibilidade cognitiva é o Teste de Trilhas, este refere-se a uma adaptação feita por Montiel e Seabra (2012) do Trail Making Test. Essa adaptação para o Brasil consta de uma prova com duas partes.

O que seria flexibilidade cognitiva?

A flexibilidade cognitiva é a capacidade de “pensar fora da caixa”. Ou seja, a capacidade de buscar soluções menos obvias para a resolução de um problema. Ou melhor, pensar em diferentes estratégias para chegar a um mesmo objetivo.

Quais habilidades desenvolvemos com a flexibilidade cognitiva?

Destaca-se o desenvolvimento de testes usados para avaliar as funções executivas, tais como o Teste de Stroop, o Teste de Trilhas e o Teste da Torre de Londres, que avaliam atenção seletiva, controle inibitório, flexibilidade e planejamento, respectivamente17.

O que é Flexibilidade Cognitiva?

A flexibilidade cognitiva está relacionada com a inteligência fluida, o raciocínio fluido e a capacidade para resolver um problema de forma fácil e eficiente.

O que é Flexibilidade Cognitiva?

Porque a flexibilidade cognitiva Tornou-se uma habilidade tão importante para as demandas no tempo atual?

Atualmente a necessidade da flexibilidade cognitiva aumenta devido às demandas do dia a dia, que cada vez mais exige que o ser humano saiba lidar com imprevistos e situações novas. Ela auxiliará o indivíduo a ajustar o comportamento às exigências de modo criativo e estratégico (KLOO, et al., 2010).

O que são as funções executivas?

As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas se desenvolvem, seu papel e seu impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.

Como podemos estimular as funções executivas?

Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.

Como treinar a flexibilidade mental?

Leia mais. Boa literatura é uma grande aliada da flexibilidade mental. O hábito da leitura promove o contato com outras perspectivas, amplia o repertório de conhecimento e colabora para o desenvolvimento de empatia — só para citar alguns dos benefícios.

Como desenvolver o controle inibitório?

Eles descobriram que praticar uma sessão de exercícios de consciência respiratória e uma sessão de exercícios respiratórios combinados com apneias pode melhorar a resposta inibitória de forma imediata.

O que é flexibilidade cognitiva qual sua função e importância?

A flexibilidade cognitiva é a capacidade de pensar de uma maneira diferente em busca de soluções menos óbvias, ou seja, é o “pensar fora da caixa”. Desde pequenas as pessoas aprendem a estabelecer padrões de pensamentos que as fazem chegar a soluções imediatas para adversidades que enfrentam no dia a dia.

O que significa a palavra flexibilidade?

Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio.

O que é flexibilidade de aprendizado?

A flexibilidade cognitiva é, justamente, a nossa capacidade de aprender e desaprender e olhar para esses novos caminhos numa maneira de se adaptar profissionalmente e adaptar nosso conhecimentos para esses desafios profissionais.

Quais são os pilares da função executiva?

Os cientistas referem-se a essas capacidades como função executiva e de autorregulação – um conjunto de habilidades que dependem de três tipos de função do cérebro: memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. As crianças não nascem com essas habilidades –, elas nascem com o potencial para desenvolvê-las.

Quais são as funções cognitivas?

As funções cognitivas da linguagem, atenção, memória, percepção e as funções executivas são desenvolvidas desde o estágio sensório-motor; desta forma a criança precisa ser estimulada por meio da aprendizagem mediada, a fim de que seja respeitada de acordo com seu ritmo e habilidades.

O que são funções executivas Scielo?

O dicionário da International Neuropsychological Society define funções executivas como "as habilidades cognitivas necessárias para realizar comportamentos complexos dirigidos para determinado objetivo e a capacidade adaptativa as diversas demandas e mudanças ambientais" (Loring, 1999, p. 64).

O que é a função executiva do Estado?

A Função Executiva, também conhecida como Função Administrativa, consiste na execução das leis. De forma mais técnica, ocorre quando o Estado, no interior de uma estrutura hierárquica, desenvolve atos complementares à lei, ou, excepcionalmente, à Constituição, com a finalidade de lhes dar aplicação.

O que é função executiva na aprendizagem escolar?

As funções executivas são as habilidades cognitivas envolvidas no controle e na coordenação das informações a serviço de ações voltadas para metas específicas.

O que são funções executivas no autismo?

Funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas que permitem ao indivíduo direcionar seu comportamento a metas, inibir respostas impulsivas, quebrar hábitos, tomar decisões, avaliar riscos e planejar o futuro (Bosa & Teixeira, 2017).


Tudo sobre turismo e aventura