Se colocar à disposição dos estudantes para ouví-los é uma prática que ajuda a transmitir segurança e a fortalecer a conexão com a turma. Com apoio de outros educadores, os professores podem criar grupos online para que os estudantes possam interagir com a sua turma e com colegas de outras classes.
- Como acolher os alunos de forma remota?
- As expectativas foram alcançadas com o retorno às aulas presenciais? (ALÔ EDUCAÇÃO 12/3/22)
- Como incentivar a participação dos alunos nas aulas remotas?
- Quais estratégias podem contribuir para exercermos a escuta dos estudantes?
- Como o professor pode tornar as aulas mais atraentes?
- Como podemos promover esse espaço de escuta na prática?
- Como é possível além de realizar a escuta ativa dos alunos dar voz e credibilidade as suas falas?
As expectativas foram alcançadas com o retorno às aulas presenciais? (ALÔ EDUCAÇÃO 12/3/22)
Como incentivar a participação dos alunos nas aulas remotas?
A pesquisa prévia realizada pelo aluno nessa metodologia é uma forma de despertar a sua motivação para participar em sala de aula, seja expondo suas ideias, somando conhecimento ou fazendo perguntas e suposições, afinal, ele se sente confiante, pois teve acesso ao assunto previamente e, portanto, sabe sobre o que está ...
Quais estratégias podem contribuir para exercermos a escuta dos estudantes?
Entre algumas estratégias utilizadas na escuta ativa dos estudantes, Simone destaca duas: a criação de murais virtuais e o uso de três passos na hora de realizar uma devolutiva ao aluno: “vejo, penso e pergunto”.
Como o professor pode tornar as aulas mais atraentes?
Seja amigo sem perder a autoridade: Uma boa relação entre professor e alunos é fundamental para que eles se sintam à vontade na sala de aula para perguntar e se entreter na explicação. Construa uma relação de confiança e respeito, isso influenciará positivamente o processo de ensino-aprendizagem.
Como podemos promover esse espaço de escuta na prática?
Para colocar a escuta em um espaço estruturante, recomenda-se que a escola explicite essa intencionalidade e busque consensos entre seus diversos atores sobre o porquê dessa proposta. Paula pontua que são esperadas resistências por parte dos que não veem sentido na prática, em um primeiro momento.
Como é possível além de realizar a escuta ativa dos alunos dar voz e credibilidade as suas falas?
Evite distrações O primeiro passo para colocar em prática a escuta ativa é evitar as distrações e interrupções durante o diálogo, como celular, e-mails, telefonemas, conversas paralelas, etc.
Tudo sobre turismo e aventura