A ESF atua, assim, como gestora de recursos e serviços do SUS, evitando o desperdício justamente por ser capaz de melhor identificar as necessidades de cada paciente e a melhor conduta respectiva a elas.

Qual o objetivo da estratégia da saúde da família?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco.

Como o SUS se organiza?

A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.

Quais são os três pilares do SUS?

Estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas co-responsabilidades.

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF), atenção básica, NASF | Paulo Sérgio

Dessa forma, não foi esperado somente um novo sistema de saúde: foi idealizada uma assistência que fosse estruturada em três princípios: a universalidade, a integralidade e a equidade.

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF), atenção básica, NASF | Paulo Sérgio

Como se organiza a Rãs?

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) organizam-se por meio de pontos de atenção à saúde, ou seja, locais onde são ofertados serviços de saúde que determinam a estruturação dos pontos de atenção secundária e terciária. Nas RAS o centro de comunicação é a Atenção Primária à Saúde (APS), sendo esta ordenadora do cuidado.

Quais são os princípios que definem a estratégia?

Quem desenvolve uma estratégia deve considerar como parte dela a disseminação das informações relevantes e do conhecimento dos envolvidos sobre as ações, objetivos, resultados esperados e todas questões relevantes do processo estratégico.

Quais os princípios da gestão propostos por Drucker?

Lançada em 1966, a obra de Drucker focada no comportamento e gestão de altos executivos, “The Effective Executive”, analisa três princípios essenciais para a formação de um gestor eficaz: a organização do tempo, o autodesenvolvimento e a tomada de decisão correta.

Quais as principais ideias de Drucker *?

Drucker afirmou que o negócio depende intrinsecamente do cliente, pois sem ele não há qualquer condição de lucro. Essa abordagem foi de extrema importância para o desenvolvimento do marketing a partir de então. Nos anos 60, defendeu a ideia de que a substância do negócio é muito mais importante que o estilo.

Porque organizar a rãs no SUS?

O objetivo das RAS é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.

Porque o sistema de saúde deve ser organizado em uma rede horizontal?

Integração Horizontal: se dá entre unidades produtivas iguais, com o objetivo de adensar a cadeia produtiva, e dessa forma, obter ganhos de escala e, consequentemente, maior produtividade.

O que são as rãs e como se organizou o SUS?

São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (BRASIL, 2010).

Quem faz parte da Rãs?

A Portaria nº 4.279 de 30 de dezembro de 2010 estabelece diretrizes para a organização da RAS no âmbito do SUS. Foi um acordo da Tripartite com participação do Ministério da Saúde, do Conass e Conasems.

O que é atenção primária secundária e terciária a saúde?

Como você já sabe, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são utilizadas para a atenção primária; as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para a secundária; e os hospitais, para o acolhimento no nível terciário. ... Já as UPAs realizam medidas de emergência, funcionando 24 horas por dia.

Quais as características de um sistema em redes de atenção à saúde?

Encontramos como principais características das RAS: a formação de relações horizontais entre os pontos de atenção, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação; a centra- lidade nas necessidades de saúde da população; a responsabilização por atenção contínua e integral; o cuidado multiprofissional; o ...

Porque a Atenção Básica é considerada a ordenadora do cuidado e dos fluxos dentro das redes de atenção à saúde?

Isso porque a Atenção Básica possui responsabilidade direta sobre ações de saúde em determinado território, considerando suas singularidades, o que possibilita intervenções mais oportunas nessas situações específicas, com o objetivo de ampliar o acesso à RAS e ofertar uma atenção integral à saúde.

Quais são as redes de atenção à saúde com definição?

As redes ou sistemas de atenção à saúde (RAS) constituem “arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado”.

Que funções a atenção básica deve cumprir para contribuir com o funcionamento das Rãs?

A Atenção Básica (AB) deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde (RAS). ... Ser resolutiva - identificar riscos, necessidades e demandas de saúde. Coordenar o cuidado - elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares.

Como se estruturam as redes de atenção no SUS?

Estrutura Operacional Os componentes que estruturam as RAS incluem: Atenção Básica à Saúde – centro de comunicação; os pontos de atenção secundária e terciária; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos e o sistema de governança.

Qual a importância do fortalecimento do SUS?

Durante a pandemia, a subsecretária afirma: “O SUS foi o grande provedor de cuidados na pandemia. ... Por isso a necessidade de conservar, melhorar e fortalecer o SUS”. Ela ressalta o fato de, em Juiz de Fora, não ter havido problemas como superlotação ou falta de atendimento para pacientes com Covid.

Qual é a teoria de Peter Drucker?

Já em suas primeiras obras, Drucker defendia uma ideia revolucionária para a época: a de que o cliente é a prioridade de uma organização, e não o produto. ... Esse pensamento englobava tanto os clientes quanto os funcionários, considerados, por ele, como o maior recurso das empresas.

Qual o pensamento de Peter Drucker sobre a comunicação?

“As comunicações são praticamente impossíveis quando se baseiam nos relacionamentos de cima para baixo.” “Cada empresa requer desempenho em três áreas principais: ela precisa de resultados diretos, de construção de valores e sua confirmação, e de formação e desenvolvimento de pessoas para o futuro.”


Tudo sobre turismo e aventura