Chapada do Araripe - 5 lugares que você deve conhecer

A Chapada do Araripe, como se pode observar, é rica em evidências sobre a história das condições ambientais existentes no nosso planeta ou região há milhões de anos, por isso a relevância de sua preservação e/ou conservação.

Qual a importância da Chapada do Araripe?

São fósseis de uma planta quase completa – uma gimnosperma do cretáceo inferior com aproximadamente 115 milhões de anos e garimpada nas pedreiras de calcário laminado de Nova Olinda. ... Para Kellner e Álamo Saraiva, os fósseis escavados na bacia do Araripe têm notoriedade reconhecida no mundo dado o nível de conservação.

Porque o nome Chapada do Araripe?

Etimologia. O topônimo "Araripe" provém do tupi antigo e significa, segundo Eduardo Navarro, "no rio das araras", pela composição dos termos arara, 'y ("rio") e pe ("em"). Sua denominação original era "Brejo Grande" ou "Brejo Seco". A partir de 1889, passou a ser conhecido como "Araripe".

Qual o principal destaque da Bacia do Araripe?

A Bacia do Araripe é uma bacia interior, com destaque para as sequências mesozóicas onde se predominam os sedimentos posteriores à formação do Oceano Atlântico Sul, que aconteceu após a separação da América do Sul e África.

Quais os destaques do Geopark?

Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

Qual é o objetivo do Geoparque Araripe?

Os principais objetivos do Geopark Araripe são proteger e conservar os sítios de maior relevância geológica e paleontológica, territorialmente denominados geossítios. Além disso, o mesmo possui uma relação importante com a educação, turismo e desenvolvimento.

Quantos geossítios existem no Brasil?

Os dados apresentados revelam o longo caminho ainda a ser trilhado pelo Brasil em direção à Geoconservação ou conservação do seu patrimônio geológico. O valor total de 111 geossítios inventariados é muito baixo, se comparado a outros países, mesmo considerando as diferenças de áreas territoriais entre eles.

Como é formado o Geopark Araripe?

O arenito de formação Cariri encontrado nas rochas da região possui aproximadamente 420 milhões de anos (Período Siluriano) e foi depositado a partir da invasão de águas de um mar raso que antecedeu a formação da Bacia Sedimentar do Araripe.

Qual a importância dos geossítios pertencentes a Geopark Araripe na região do Cariri para a promoção do Ecoturísmo?

O Geossítio Pedra Cariri apresenta elevado valor científico, devido à ocorrência de fósseis diversos e abundantes, como insetos, pterossauros, peixes e vegetais. Os fósseis desta região são conhecidos em todo o mundo dada a excepcional qualidade de preservação.

Como é a vegetação da Chapada do Araripe?

Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.

Qual é o clima da Chapada do Araripe?

A área da Chapada do Araripe e seu entorno caracterizam-se pelo clima tropical úmido. Esta região está submetida a condições climáticas subúmidas e com regime de chuvas bastante irregular, uma vez que a distribuição anual das chuvas se caracteriza pela grande concentração em poucos meses.

Qual a extensão da Chapada do Araripe?

A Chapada do Araripe é uma formação geografica que percorre os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com 178 km de extensão e 1000 metros de altitude.

Qual é a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

O estabelecimento do geopark Araripe catalisa uma série de esforços voltados ao desenvolvimento regional, oferecendo diretrizes para a gestão do território, a preservação dos recursos naturais e a utilização da memória geológica como um dos meios de identidade da população que ali vive.

Qual a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

Considerado o primeiro da América Latina e do Caribe, o Geopark Araripe ocupa uma área de aproximadamente 5.000 quilômetros quadrados (km²) e abriga registros geológicos do período Cretáceo, com fósseis de seres que habitaram a região entre 120 milhões a 100 milhões de anos atrás.

O que é um geoparque?

No conceito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Quais os principais motivos para a criação de um Geopark no Cariri cearense?

Os propósitos da criação de geoparques ultrapassam a conservação do patrimônio geológico e aderem a ações e atividades da divulgação do ecoturismo, educação ambiental e atividades de produção sustentáveis (UNESCO, 2017).

Quantos geoparques existem?

Atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da UNESCO em 35 países. Até recentemente, a maioria dos Geoparques Mundiais se concentrava na Europa e na China, mas, nos últimos anos, a iniciativa dos geoparques tem se espalhado pelo mundo.

O que define a Bacia Sedimentar do Araripe?

A Bacia do Araripe constitui-se em bacia rifte originada pelo rompimento do Supercontinente Gondwana, conhecida como a bacia interior de registro sedimentar mais completo na Região Nordeste do Brasil.

O que podemos identificar nas rochas presentes na Bacia do Araripe?

Essas rochas são muito ricas em diversos fósseis, sobretudo de insetos e peixes de pequeno porte. Porém, penas, anuros, plantas, crocodilomorfos, tartarugas e pterossauros também são encontrados. À medida que as placas tectônicas da América do Sul e da África se separavam, o ambiente de deposição também ia mudando.

Qual é o tipo de rocha encontrado na Chapada do Araripe?

As rochas sedimentares do Membro Romualdo (Formação Santana, Aptiano-Albiano) da Bacia do Araripe (nordeste do Brasil) constituem um dos principais depósitos fossilíferos do país.


Tudo sobre turismo e aventura