Informada desse fato, a empresa empregadora procederá ao agendamento da perícia no INSS para comprovar a incapacidade do empregado, que ocorrerá após 15 dias de afastamento (contínuos ou intercalado num período de 60 dias). É a partir desse procedimento que a pessoa passa a receber o Auxílio-Acidente ou Auxílio-Doença.

Qual é o prazo para dar entrada no auxílio doença?

Ter cumprido o prazo de carência de 12 meses Em regra, para ter direito ao auxílio-doença, você deve ter realizado ao menos 12 pagamentos mensais para o INSS, antes do início da incapacidade.

Quanto tempo para dar entrada em perícia do INSS?

O benefício corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira. Em outras palavras, se o trabalhador contribuiu por dois anos, todo o valor recebido no período é somado e então divido por 24 (total de meses de contribuição).

Quais os documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença?

Para solicitar o auxílio-doença o trabalhador deverá ter um laudo médico atualizado e detalhado com o diagnóstico da doença o tempo necessário para afastamento que deve ser superior a 15 dias. Com o laudo em mãos o segurado deverá entregar à empresa para registro do afastamento e preenchimento do afastamento.

Auxílio Doença, quais os documentos necessários para requerer ?

Qual o prazo para agendar perícia no INSS?

Documentos necessários Quem não fizer o agendamento para o atendimento na perícia médica vai ter seu benefício suspenso nos primeiros 30 dias. Após 60 dias, o seu pagamento será cancelado.

Qual o prazo para agendar perícia?

Assim, é dever do INSS, em respeito ao princípio da eficiência e da razoabilidade, realizar a perícia médica dentro do prazo de 45 dias.

Quem precisa agendar perícia INSS?

Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por estar afastado do trabalho por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – deve ficar atento para o agendamento de nova perícia médica, sob o risco de ter o benefício suspenso.

Como agendar perícia para o INSS?

O agendamento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou da central de atendimento 135. Se o segurado não agendar a perícia, o benefício será suspenso e só será reativado após novo agendamento. “Caso não ocorra a manifestação do cidadão, o auxílio será cessado definitivamente”, alerta o INSS.

Como estão as perícias do INSS 2022?

Segundo o instituto, as perícias que já estavam previstas para os próximos dias foram suspensas e serão reagendadas para o segundo semestre de 2022. O INSS reforçou que todos os segurados que recebem o auxílio doença e foram afetados pela medida, serão devidamente notificados pelo órgão.

Como ligar para 135 do celular?

Central de telefone 135 INSS Para usuários de telefone fixo ou público (orelhão), a ligação para o número 135 é gratuita. Para telefones celulares, é cobrado o valor para ligações locais. Para usar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar a triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes humanos.

Qual o Whatsapp do INSS?

Saiba que o contato pelo Whatsapp, é para que você tire algumas dúvidas. Nesse caso, você terá que salvar no seu telefone o seguinte número: (61) 9638-8396.

Como fazer agendamento no INSS online?

Entre no site do Meu INSS, ou no aplicativo, e clique em “agendar perícia”. Você deve fazer o mesmo login via gov.br.

Como pedir aposentadoria pelo telefone 135?

Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.

Como agendar perícia no 135?

Fazer o login e vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu do lado esquerdo; Clicar em “Agendar Novo”; Acompanhar o pedido em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”; Comparecer na data marcada para a perícia médica.

Porque não consigo agendar perícia pela internet?

Quando há a impossibilidade de agendar a perícia médica através da internet por alguma regra de negócio ou mensagem de erro, somente o INSS poderá orientar e resolver o problema. Solicitamos a gentileza de entrar em contato através da Central 135 para realizar o seu agendamento.

Quando o INSS volta a funcionar agora em 2022?

Veja os pagamentos por período do ano para quem ganha até um salário mínimo: Janeiro de 2022 - de 25 de janeiro a 07 de fevereiro. Fevereiro de 2022 - de 21 de fevereiro a 09 de março. Março de 2022 - de 25 de março a 07 de abril.

Que dia volta a funcionar o INSS 2022?

INSS já tem data para volta do atendimento presencial sem agendamento; confira. O INSS está retornando pouco a pouco o atendimento presencial ao público. Depois de um longo período de restrições, o atendimento presencial com agendamento retornará no dia 14 de março e o atendimento presencial espontâneo somente em abril ...

Quando o INSS volta a fazer perícia presencial?

A partir de 1º de janeiro de 2022, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltará a exigir a perícia presencial para a concessão do benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Segurados terão que fazer agendamento on-line para realizar a perícia no posto.

Como funciona a perícia presencial por indicação médica?

Portanto, antes do seu benefício ser negado, você será orientado a efetuar o agendamento para realização da perícia médica presencial, através do serviço “Perícia Presencial por Indicação Médica”. Portanto, se a perícia por documentos não for aceita, você será convocado para solicitar uma perícia presencial.


Tudo sobre turismo e aventura