Agradar como verbo transitivo direto.

O que é agradar alguém?

Agrada vem do verbo agradar. O mesmo que: afaga, mima, apraz, deleita, satisfaz, satisfaze, afeiçoa, apaixona.

Qual a transitividade do verbo agradar?

O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. A regência exige a preposição A: “O jogo agradou ao torcedor.” O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.

Verbo AGRADAR

Significado de Agradar verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Contentar alguém; ser afável; demonstrar cortesia, gentileza: agradar alguém com presentes; era uma boa pessoa, só pensava em agradar. ... verbo pronominal Satisfazer, causar ou sentir prazer, deleite: agradava-se dos elogios no trabalho.

Verbo AGRADAR

Que agrada mais sinônimo?

Causar agrado e satisfação: 1 contentar, aprazer, atrair, cativar, comprazer, deleitar, deliciar, prazer, regozijar, satisfazer, sorrir. Dar carinho: 2 mimar, acarinhar, afagar.

Quais são as preposições do objeto indireto?

É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

O que é verbo transitivo indireto?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Qual é o sentido do verbo agradar na frase eu agradei o bebê?

Com o sentido de fazer agrados e carinhos, o verbo agradar atua como um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição.

Qual é a regência do verbo assistir?

O verbo assistir será transitivo direto quando tiver significado de ajudar, auxiliar, prestar assistência, socorrer. Portanto, sem preposição! O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber.

Qual a regência do verbo perdoar?

Esse verbo, assim como o verbo PAGAR, é transitivo direto para complementos que denotem o que é pago ou perdoado, ou seja, a “coisa” que se paga ou que se perdoa. ...

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Quais são as Regencias verbais?

Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.

Quem quer agradar todo mundo?

Pessoas com necessidade de agradar podem se tornar inseguras, depressivas, ansiosas, ter baixa autoestima e não terem condições de decidir por si, precisando sempre da opinião do outro.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.

O que é transitivo indireto exemplo?

Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.

O que é verbo transitivo indireto Cite um exemplo?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Como saber se é objeto indireto?

Objeto indireto Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

O que significa objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

O que é um objeto indireto de três exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Qual é o sinônimo da palavra agrado?

Gratificação dada por algum feito: 4 gratificação, prêmio, recompensa, retribuição, gorjeta, pagamento, paga, presente, favor, caixinha, galardão, compensação.

Que agrada sinônimo?

Sente ou causa prazer: 1 apraz, entretém, aprecia, contenta, deleita, satisfaz, delicia, alegra, regala, anima, encanta, diverte, sorri, compraz, enleva, regozija, letifica, distrai.


Tudo sobre turismo e aventura