Como se conjuga adequar?

Significado de AdéqueAdéque vem do verbo adequar. O mesmo que: adapte, ajuste, aproprie, concilie, harmonize.

Adequar - You Dicionário - Dicionário da Língua Portuguesa - You Dicionário - Dicionário da Lí

Os demais tempos e modos são regulares: adequei, adequou, adequamos, adequaram; adequava, adequava, adequávamos, adequavam; adequarei, adequará, adequaremos, adequarão; adequaria, adequaria, adequaríamos, adequariam; adequasse, adequasse, adequássemos, adequassem; adequar, adequarmos, adequarem; adequando; adequado.

É correto dizer adequa?

As duas palavras existem na língua portuguesa. Adéqua e adequa são duas formas verbais corretas do verbo adequar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Quanto à adequação tem crase?

Explicação: Ocorre crase nas expressões formadas por palavras femininas. Exemplos: à noite, à tarde, à venda, às escondidas e à vista. Forma correta: O móvel não é adequado à sala. Explicação: Adequar é um verbo defectivo, ou seja, não se conjuga em todas as pessoas e tempos.

Que se adequem?

Significado de Adéquem O mesmo que: adaptem, ajustem, apropriem, conciliem, harmonizem.

O que é uma pessoa adequada?

Conveniente, próprio, adequado, asseado, limpo. Exemplo de uso da palavra Pessoa decente: No meio de tanta gente naquela festa, ele era o único que estava vestido de forma decente.

Como se escreve me Adecco?

É o caso das orações “Eu não me adéquo a este tipo de avaliação” ou ainda “Eu não me adeqúo a este tipo de avaliação”. Neste último caso em que o acento incide em “qu”,o emprego também é equivocado, uma vez que o verbo é usado nas formas em que a tônica surge após o “qu”, como em: adequamos, adequado.

Quais são os verbos defectivos?

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.

Como se escreve mede?

Mede vem do verbo medir.

Porque o verbo reaver é irregular?

Gramática. Por ser defectivo, o verbo reaver apresenta falhas em sua conjugação. ... O verbo reaver é um exemplo de verbo que não apresenta conjugação completa. Por esse motivo, é normal que os falantes estranhem sua irregularidade.

O que é um verbo anômalo?

Os verbos anômalos são verbos que mudam de radical ao longo da conjugação. Verbos anômalos e verbos irregulares não são sinônimos, pois, enquanto os irregulares sofrem alteração em um mesmo radical, os anômalos mudam de radical. Exemplos disso são os verbos “ser” e “ir”, entendidos como anômalos por excelência.

Quais são as características de um verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

O que é o presente do indicativo?

O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.

Como se escreve a partir de R$ 100?

A forma correta de escrita desta locução é a partir de, escrita de forma separada. Apartir de, escrito de forma junta, está errado.

Está correto escrever foi me?

Foi-me comunicado que passei nos exames. Qualquer decisão em contrário deverá ser comunicada à diretoria. ... Assim, em vez de “Fulano foi comunicado”, podemos dizer: Josué foi informado de sua demissão.

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

O que significa a palavra com?

Elemento com o sentido de companhia, concomitância, simultaneidade (ex.: com-aluno, comproprietário).


Tudo sobre turismo e aventura