A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Precisase é certo ou errado

Qual a diferença de precisasse ou Precisa-se?

Precisasse é a forma do verbo precisar conjugado na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Precisa-se é a forma do verbo precisar conjugado na 3.

Qual é correto deve se ou Devem-se?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.7 de mar. de 2012

TNT - Não sei

É preciso ou são precisos?

A construção correta é será preciso. Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.

Qual é a regência do verbo precisar?

Nos sentidos de ter necessidade, necessitar, o verbo "Precisar" pode ser objeto direto ou indireto, mas na língua moderna é empregado freqüentemente com objeto indireto precedido da preposição de: O país precisa de médicos.

Precisa-se escreve com s ou com z?

Precisa vem do verbo precisar. O mesmo que: carece, necessita, acerta.

Qual é a regência do verbo precisar ele é transitivo direto ou indireto?

Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas:
- No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.

Como identificar um verbo transitivo indireto?


- Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
- O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas de quê? ...
- Eu acredito em você! ...
- A empresa precisa de mim.

Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

Como identificar os verbos transitivos?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…


Tudo sobre turismo e aventura