Vendo é a forma verbal do verbo vender conjugado na 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu vendo. Na construção “vendo bicicleta”, há um sujeito determinado implícito: eu. Mesmo que o sujeito não apareça de forma explícita na frase, facilmente se depreende que o sujeito é eu pela desinência verbal.

Como é que se escreve vendo

Qual a diferença de Vende-se ou Vende-se?

Vende-se é a forma verbal do verbo vender conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com a partícula se, que atua como indeterminadora do sujeito. Na construção “vende-se bicicleta”, a palavra se atua como um pronome indefinido, assumindo a função de sujeito indeterminado: alguém vende.

Porque Vende-se casas está errado?

Do ponto de vista linguístico e gramatical, as duas construções estão corretas. “Vende-se casas” deve ser entendido como: Alguém vende casas. “Vendem-se casas” deve ser entendido como: As casas são vendidas.

Aplicação de adesivo vende-se

É errado escrever Vende-se?

Repare que o verbo estabelece concordância com o sujeito: Vende-se casa. Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se).22 de jul. de 2016

Qual a forma correta vende ou Vende-se?

A forma correta é vendesse. Vendesse e vende-se, formas do verbo vender, pronunciam-se de forma diferente.

Qual é o correto Vende-se ou vendo?

As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo. Em vende-se, o sujeito está indeterminado: alguém vende.

É correto usar Vende-se casas?

É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural.10 de set. de 2013

Por que em frases como Vendem-se casas não há sujeito indeterminado?

Na frase Vendem-se casas, o sujeito é casas e o verbo, seguido de um pronome se apassivante, concorda com o sujeito. Esta frase é equivalente a casas são vendidas. Na frase Vende-se casas, o sujeito indeterminado está representado pelo pronome pessoal se, com o qual o verbo concorda.

Como se escreve o nome Vende-se?

Vendesse e vende-se, formas do verbo vender, pronunciam-se de forma diferente. Vendesse é uma forma do pretérito imperfeito do conjuntivo.

Qual é o sujeito da frase Vende-se casa?

A construção “vende-se casas” deve ser entendida como “alguém vende casas”. O verbo fica no singular porque há um sujeito indefinido. A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito. Assim, é uma oração na voz ativa, com um sujeito indefinido que pratica a ação verbal.


Tudo sobre turismo e aventura