Mancala: O jogo mais antigo do mundo! O jogo africano Mancala vem de longa data, cerca de 7.000 anos, e, ao que tudo indica, é o “pai” dos jogos. Sua provável origem encontra-se no continente africano, mais precisamente no Egito.

Quais são os tipos de brincadeiras?

Amarelinha, cabra-cega, barra-manteiga... Brincadeiras que divertiam você, seus pais e avós hoje são parte da cultura popular.

10 curiosidades sobre brinquedos e brincadeiras de antigamente

Quais os tipos de brincadeiras tradicionais?

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada…

Como eram as brincadeiras nos anos 80?

Naquela época, a vida girava em torno de brincar. As crianças se divertiam na rua, no quintal de casa ou na casa do coleguinha. As brincadeiras mais populares eram: pega-pega, esconde-esconde, polícia e ladrão, taco, estátua, queimada, batata-quente, pular corda e amarelinha.

Como era as brincadeiras dos anos 80?

Brincadeira com bola. Faça uma roda e uma pessoa fica no meio fazendo o papel do bobinho. Todos jogam a bola e o “bobinho não pode pegar. Se ele a pegar, aquele que tinha jogado a bola é que vai para o meio da roda, para ser o novo bobinho.

É uma brincadeira antiga?

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: a amarelinha, a bolinha de gude, as cantigas de roda, o passa anel, o roda pião, o pipa, entre muitas outras brincadeiras antigas… Tudo isso fazia parte do cotidiano e as crianças se divertiam por horas.

O que são brincadeira tradicionais?

Sabe-se que a brincadeira tradicional é transmitida pela oralidade infantil e seus conteúdos provêm dos tempos passados, de fragmentos de contos, mitos, práticas religiosas e culturais abandonadas pelos adultos.

O que são brincadeira tradicional?

As brincadeiras ou jogos tradicionais são aqueles que perpetuam no tempo. Ou seja, os adultos são agentes responsáveis por fazer com que as brincadeiras de sua infância também sejam brincadeiras de seus filhos. Daí serem tradicionais.

O que são brinquedos antigos?

São brinquedos que marcaram várias gerações e ainda podem encantar as crianças. A maioria das brincadeiras são passadas de pais para filhos e garante muitos momentos bons em família.

Como eram os brinquedos de antigamente?

Antigamente, era preciso pouco para brincar. Os brinquedos, construídos pelas crianças, pais ou avós, eram feitos com o que estava à mão: de uma bolota um porco, de um bugalho uma panela, das canas apitos, reque-reques ou cartaxinhos imitando o som dos pássaros.

Como eram os brinquedos a 60 anos atrás?

As gerações dos anos 1950 e 1960 brincavam muito na rua. Com brincadeiras que são conhecidas até os dias de hoje, como “Esconde-Esconde” (ou Pique-Esconde); “Amarelinha”; “Passa-Anel”; “Taco” e “Adivinhação”. As meninas tinham também bonecas de pano e se divertiam muito com elas.

O que os adultos faziam para se divertir no passado?

– Roda – forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.


Tudo sobre turismo e aventura