A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.

O que é a lógica?

Lógica tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido. No segundo sentido, a lógica é discutida principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática e ciência da computação.

Quais são os princípios básicos da lógica?

O que é Lógica: Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada com um maneira específica de raciocinar, de forma acertada. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma!

O que é Lógica? - Brasil Escola

Quais são os princípios básicos da lógica Aristótelica?

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.

Quais são os princípios do silogismo?

As premissas, para formar um silogismo, devem ser assim distribuídas: A primeira premissa, chamada de premissa maior, deve conter o termo maior e o termo médio; A segunda premissa, chamada de premissa menor, deve conter o termo médio e o termo menor; A conclusão deve conter os termos maior e menor.

Quais as três partes da lógica formal defina cada uma?

A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.

O que é lógica Não-proposicional?

Lógica Proposicional. ... Negação: é o contrário de um termo ou proposição, representada pelo símbolo ~ ou ¬. Assim, a negação de “p” é “~p” ou “¬p”. Conjunção: é a união entre proposições, representada pelo símbolo ∧ e significa o mesmo que o conectivo “e”.

O que a lógica formal estuda?

A lógica formal estuda as formas do pensamento no que estas te- nham de geral e de comum. ... A correção ou in- correção lógica de um argumento só de- pende da relação entre premissas e con- clusão, e independe da verdade das pre- missas.

Como e onde se aplica a lógica?

Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estudam-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. Na ciência da computação, a lógica é uma ferramenta indispensável.

Como a lógica faz parte do nosso cotidiano?

Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.

O que é a lógica formal filosofia?

Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade. ... Trata-se de uma introdução simples e didática à lógica formal, para aqueles que desejam ter uma primeira abordagem com o tema.

O que você sabe sobre lógica?

A lógica, como estudo e identificação das formas válidas e corretas na linguagem, também se dedica a identificar e qualificar aquilo que não possui uma validade formal coesa e correta. A palavra que nomeia essas situações de não correção da forma daquilo que foi enunciado pela linguagem é falácia.

Qual a relação da lógica com a filosofia?

A lógica é um dos campos da filosofia, e pode ser considerada uma disciplina introdutória para qualquer estudo filosófico. ... "O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto." Irving Coppi. "A lógica trata de argumentos e inferências.

O que significa lógica proposicional?

A lógica proposicional é a forma mais simples de lógica. Nela os fatos do mundo real são representados por sentenças sem argumentos, chamadas de proposições. Definição (proposição): uma proposição é uma sentença, de qualquer natureza, que pode ser qualificada de verdadeiro ou falso.

O que é lógica sentencial?

Vamos la! A lógica matemática gira em torno do conceito de proposição lógica, mas o que é uma proposição lógica ? Proposição lógica é toda oração declarativa que pode ser classificada em verdadeira ou falsa.

Qual é a diferença entre lógica formal e lógica dialética?

A lógica formal (ou aristotélica), oferece procedimentos que podem ser utilizados em qualquer tipo de raciocínio, não apenas de forças contrárias. ... A lógica dialética, criada por Platão, trabalha com forças contrárias, e depura essas contradições até chegar a uma verdade comum.

Qual a estrutura da lógica formal?

Na lógica formal, também chamada de lógica simbólica, há a redução das proposições a conceitos bem definidos. Desse modo, o que é dito não é o mais importante, e sim, sua forma. A forma lógica dos enunciados é trabalhada através da representação (simbólica) das proposições por letras: p, q e r.

O que seria a lógica formal é a lógica material?

lógica formal (ou menor), que estabelece a forma correta das operações do pensamento. ... Enquanto a lógica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lógica material investiga a adequação do raciocínio à realidade. É também chamada de metodologia, e como tal procura o método próprio de cada ciência.

O que são e quais são as categorias da lógica?

Que são e quais são as categorias lógicas? O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.

Quais são as principais características de um silogismo?

De acordo com Aristóteles, o silogismo apresenta três principais características: mediado, dedutivo e necessário. A mediação se faz presente porque utiliza o raciocínio para a compreensão do plano real. A dedução, por sua vez, parte de preposições universais para alcançar outras premissas verdadeiras.

O que é o termo médio no silogismo?

Termo médio – aparece em ambas as premissas, mas não aparece na conclusão (faz a ligação entre as duas premissas) Termo maior – aparece na premissa maior e é o predicado da conclusão.

Quais são os princípios da lógica segundo Aristóteles?

A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.


Tudo sobre turismo e aventura