A Ginástica acrobática foi desenvolvida em grande parte do século XVII devido à criação do circo. Mas, como desporto, essa modalidade da ginástica é relativamente jovem.

Quais são as ginásticas acrobática?

O que significa a Ginástica Acrobática ou GACRO? É uma modalidade de grande exigência física e técnica, com a particularidade de exigir também aos seus praticantes uma boa expressão artística e ritmo musical.

Como se faz Ginástica Acrobática?

A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos três denominações: bases, intermédios e volantes.

GINÁSTICA ACROBÁTICA

Segundo França (2000) a ginástica acrobática desenvolve em seus praticantes melhorias como força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade sem se esquecer do caráter social, onde o trabalho em conjunto é a fonte para a execução de seus movimentos.

GINÁSTICA ACROBÁTICA

Quais são as regras da Ginástica Acrobática?

Na prova de solo, giros, saltos, passos e movimentos acrobáticos são realizados pelos dois grupos. Eles não podem ultrapassar o limite da quadra em forma de quadrado com 12 metros de lado. Os homens têm 70 segundos para realizar os movimentos. Já as mulheres, têm 90 segundos.

Qual é a principal característica da ginástica acrobática?

A Ginástica Acrobática é uma disciplina que requer dos seus intervenientes diversas características nomeadamente, coragem, força, coordenação e flexibilidade.

Qual o objetivo da ginástica para Todos?

De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (2006) os principais objetivos da GPT são: Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas. Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas.

Quais são os benefícios da ginástica aeróbica?

Benefícios da atividade aeróbica Reduz o risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, derrame, etc. Ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue. Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo.

Quais são os tipos de ginástica?

As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.

Quais os tipos de ginástica competitiva?

GINÁSTICAS DE COMPETIÇÃO: Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim.

O que é a ginástica rítmica?

Direcionada ao público feminino, a Ginástica Rítmica é um esporte olímpico em que as ginastas fazem suas apresentações em um tablado com tapete de 13×13 m e utilizam aparelhos oficiais como: cordas, arcos, bolas, maças e fitas, acompanhados por música. O esporte pode ser apresentado em grupos ou individualmente.

Qual a característica da ginástica aeróbica?

A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a.

O que é a ginástica localizada?

A Ginástica Localizada é uma modalidade em que os exercícios são praticados com movimentos simples, quase sempre rítmicos e realizados com ou sem o uso de equipamentos.

Quais as principais características da ginástica artística?

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Quais são as principais características da ginástica rítmica?

A ginástica rítmica é fortemente influenciada pela linguagem artística, como o teatro, a música e a dança, em um árduo trabalho de preparação física, criativa e afetiva. A técnica dos movimentos é realizada com base em movimentos corporais expressivos e ritmados ao som de uma música tema para desenvoltura no tablado.

Quais são os melhores exercícios para o cérebro?

Pequenos exercícios para o cérebro feitos diariamente podem retardar a perda de memória e renovar as conexões neuronais. Certamente você já ouviu falar que palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, xadrez, jogos de cartas fazem bem à memória.

Quais as regras da ginástica aeróbica?

Os atletas precisam utilizar os sete passos básicos, elementos de dificuldade distribuídos equilibradamente entre os 4 grupos, com ampla utilização do espaço, combinações criativas, com intensidade e alto nível de execução.

Quais são os elementos básicos da Ginástica Acrobática?

A ginástica acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos. Para realização dessa modalidade é necessário controle corporal, equilíbrio, força e flexibilidade. Ginástica é uma palavra origem vem do grego "Gymnastike" e pode ser traduzida como algo relacionado à exercitar o corpo.

Quais são as regras básicas da ginástica rítmica?

Regras básicas As apresentações em conjunto são feitas com cinco ginastas, com tempo entre 2'15'' a 2'30''. A categoria conjunto é dividida em dois momentos. No primeiro as ginastas apresentam uma série com cinco aparelhos iguais, por exemplo, maças.


Tudo sobre turismo e aventura